Vantagens do Peer to Peer para quem é investidor


Conheça as principais vantagens do peer to peer para quem é investidor. O peer to peer, também conhecido como P2P, é uma prática de empréstimo que já está bastante consolidada no exterior, mas que também tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional. Se trata de uma nova maneira de fazer empréstimos, uma vez que não é necessário que um banco esteja como intermediador.

Se trata de uma técnica de empréstimo coletivo, visto que vários investidores juntam quantias diferentes para que o valor solicitado pelo empreendedor seja alcançado. Essa prática chegou no Brasil bem recentemente, no ano de 2015. Em poucos anos, se expandiu muito rapidamente, pois as várias vantagens do peer to peer têm atraído diversos investidores no país.

O que mais chama a atenção dos investidores para o peer to peer lending é o fato de que, com a técnica, é possível conseguir rendimentos acima da média. Isso porque os empréstimos coletivos são isentos de taxas, uma vez que a empresa que liga a pessoa que procura pelo empréstimo com o investidor serve apenas como um conector.

Esse tipo de transação não acontece através de agências físicas, uma vez que todo o processo ocorre somente através da internet. Dessa maneira, os custos são bem menores de forma que os investidores sejam melhor remunerados, além de os juros dos empréstimos serem consideravelmente baixos. Ou seja, o empréstimo acontece de forma direta: de pessoa para pessoa.
Vantagens do Peer to Peer para quem é investidor

Conheça as maiores vantagens do peer to peer para quem quer investir:

Investimento com menos riscos e mais lucrativo

Os investidores procuram sempre um local onde o investimento do seu dinheiro seja seguro e, além disso, tenha uma boa taxa de lucro. Geralmente em aplicações comuns, para quem quer ter um lucro alto, acaba tendo também um risco consideravelmente e igualmente alto. Por isso, o peer to peer se torna uma grande vantagem na hora de investir.

O P2P pode gerar retornos de acima de 20% ao ano. Inclusive, a segurança do investimento por meio dessa técnica é ainda maior, uma vez que as empresas responsáveis pela plataforma procuram empreendedores que provavelmente não serão inadimplentes. Todos passam por um processo de seleção que é bastante rígido.

Não possui tanta burocracia como os bancos

Um das principais vantagens do peer to peer sobre as instituições bancárias é que todo o processo acontece através de ferramentas online, o que aumenta a praticidade do negócio. Além disso, os bancos costumam fazer análises muito complexas antes de aprovar o crédito para o cliente, mas através desse método, esse tipo de análise é bem mais rápido, incluindo ao manter a segurança em todo o processo.

Pelo motivo de não ter tanta burocracia, a maior vantagem desse método de empréstimo se trata de o fato de poder ser feito em qualquer lugar do planeta, exatamente por sua praticidade. Geralmente os atendimentos nas agências bancárias requerem uma disponibilidade de tempo enorme, levando em consideração também o deslocamento até o banco.

O rendimento acontece mensalmente

A característica mais comum dos investimentos populares, em bancos ou até mesmo em bolsa de valores, é o fato de o rendimento acontecer anualmente ou semestralmente. Isso acontece uma vez que o dinheiro é ganho somente quando a empresa paga as participações nos lucros ou no momento em que a bolsa foi vendida. Sendo assim, o retorno para o investidor é bem mais lento.

Visto que não há intermédio de uma financeira ou banco, o dinheiro investido através do peer to peer lending é pago todos os meses com os juros do empréstimo. Dessa maneira, o dinheiro retorna para o investidor bem mais rápido do que ao fazer de outras formas. Isso se torna uma vantagem a partir do momento em que o lucro pode incentivar novos investimentos e, consequentemente, mais rendimento.
Vantagens do Peer to Peer para quem é investidor

A inadimplência se torna quase inexistente

A diminuição de custos no investimento é extremamente vantajosa par ao investidor quando se trata de um risco ao investir. Lembrando que a maior parte do dinheiro emprestado será realmente investido, visto que não há taxas cobradas para o intermédio da financeira. Dessa maneira, a análise de crédito se torna menos burocrática, como já mencionado.

Levando isso em consideração, a possibilidade de ocorrer inadimplência por meio dos empreendedores é bem menor. Isso acontece pelo fato de os juros serem menores, visto que não há taxas cobradas pelo serviço. Uma vez que a complexidade dos pagamentos não existe, a tendência é que eles se tornem sólidos. O investidor recebe o seu dinheiro mais rápido e o empreendedor não cria problemas de crédito para si.

É possível observar exatamente onde o seu dinheiro foi investido

Que os investimentos ocorridos através da plataforma do peer to peer ser seguros já foi afirmado, mas além disso, é possível monitorar através dela exatamente onde o seu dinheiro está sendo investido. O suporte oferecido se trata de relatórios com todo o desenvolvimento da empresa escolhida para a aplicação do dinheiro.

Com todos esses dados disponíveis para consulta, o investidor pode acompanhar em que tipo de empresa ele pode colocar o seu dinheiro considerando a demanda do mercado. Isso significa que, a medida que o lucro acontece mensalmente, ele poderá investir em outros ramos. Seu dinheiro continua circulando, mas com cada vez mais rentabilidade.

Essas foram apenas algumas vantagens do peer to peer, para saber como funciona e se realmente essa técnica vale a pena, clique aqui!



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *