Conheça as principais vantagens do empréstimo P2P


Vantagens do empréstimo P2P e como funciona essa modalidade. O empréstimo coletivo, também conhecido pelo nome de peer to peer, trata-se de um tipo de financiamento ofertado por pessoas que possuem capital para investir. O empreendedor interessado deixa disponível o seu projeto do qual não consegue custear para que os investidores o escolham.

Esse tipo de empréstimo não leva o “coletivo” no nome atoa. Depois dos projetos disponíveis na plataforma, vários investidores podem ter o interesse em um mesmo projeto. Dessa maneira, a quantia vai se acumulando até que o valor do crédito solicitado seja alcançado.

Essa é uma nova modalidade de financiamento que acontece de maneira completamente online. O empréstimo P2P chegou no Brasil recentemente, mas a cada dia que passa tem tomado cada vez mais espaço e admiração por aqueles que experimentaram. Dessa maneira, a plataforma serve apenas como uma ligação entre empreendedor e investidor.

O empréstimo coletivo tem chamado bastante atenção com suas diversas vantagens. No entanto, como qualquer empréstimo, possui suas desvantagens. Por isso, antes de encarar pedir o crédito para sua empresa, leia tudo o que você precisa saber sobre o P2P.

vantagens do empréstimo P2P

Como funciona o empréstimo P2P?

O peer to peer acontece em plataformas online, mas devem ser plataformas específicas. É um tipo de empréstimo muito popular no exterior, sendo uma das formas de financiamento mais procuradas pelos estrangeiros. No brasil, ainda é uma modalidade bastante nova, com poucas plataformas disponíveis, mas que tem ganhado espaço.

O funcionamento é simples, bem menos demorado do que nos bancos e financeiras comuns. O primeiro passo é que o empreendedor cadastre o seu projeto na plataforma, disponibilizando todas as informações necessárias para a análise de crédito. Tal análise é bastante criteriosa, mas com bem mais chances de aprovação do que os empréstimos comuns.

Caso o projeto seja aprovado, logo ele estará disponível na plataforma para que os interessados escolham para investir o seu capital. Os investidores têm acesso a todos os projetos, tendo a possibilidade de selecionar aqueles que forem mais atrativos para os seus negócios. A partir daí, basta aguardar que o projeto receba verba o suficiente para acontecer o empréstimo.

Se o valor de crédito for alcançado, o dinheiro será repassado para o investidor e em seguida, ele começará a pagar as prestações. No entanto, caso não alcance o valor desejado, o dinheiro retorna para os investidores sem chance de prejuízo. O retorno para os investidores costuma ser bem maior do que o usual.

Saiba as vantagens do empréstimo P2P

Como o P2P é um processo que acontece online, impede que o usuário precise passar pela burocracia das financeiras. Além disso, é possível economizar muito mais tempo, uma vez que não é necessário se deslocar até a agência física e fazer a negociação pessoalmente. A análise de crédito costuma ser ainda mais rápida.

As taxas de juros para aqueles que solicitam os empréstimos são extremamente inferiores do que seriam com os bancos. Dessa maneira, torna-se também uma vantagem para os investidores, pois correm menos riscos de inadimplência e perda de dinheiro. Além disso, as parcelas podem ser divididas de acordo com a necessidade da empresa.

A renda para quem investe o dinheiro é mais alto, uma vez que o valor que é passado para a plataforma peer to peer lending é menor do que seria para os bancos. As vantagens do empréstimo P2P se torna ainda mais vantajoso caso o investidor tenha um portfólio diversificado, de maneira que o seu retorno venha de várias áreas do mercado financeiro.

Conheça as principais vantagens do empréstimo P2P

As desvantagens desse tipo de empréstimo?

Além das diversas vantagens do empréstimo P2P, há também as desvantagens. Confira! Para aqueles que investem o seu dinheiro nesse tipo de negócio, em qualquer tipo de instituição, corre o risco de não ter o retorno esperado, ou mesmo retorno algum. A maior desvantagem do negócio peer to peer se trata exatamente disso, visto que não há segurança alguma. Embora as taxas de inadimplência sejam consideravelmente pequenas.

Dessa maneira, para que diminua a chance de prejuízo, é importante que o investidor busque pesquisar como está o comportamento do mercado. Isso porque pode ajudar a saber em que área é mais vantajoso investir, de maneira que o retorno seja certo. Tudo voltado para o objetivo de diminuir o máximo possível a taxa de inadimplência.

Procure saber bastante sobre a empresa que está prestes a receber o seu dinheiro. Faça uma pesquisa sobre como ela está se saindo no mercado, como o projeto será vantajoso para você, entre outros detalhes importantes. É necessário fazer uma pesquisa minuciosa, uma vez que não há investidor que não procure a segurança do seu capital.

Uma outra saída para esse problema seria investir em mais de uma área, de maneira que o seu portfólio de investimento não seja voltado apenas para um segmento. Dessa forma, caso aconteça algum problema em algum deles, o investidor continuará tendo o retorno do seu capital, podendo investir em outros tipos de negócios.

Uma das desvantagens para aqueles que solicitam o empréstimo, é que é preciso ter um nome limpo no mercado, com um bom comportamento financeiro. No entanto, o empréstimo só é concedido para as pessoas jurídicas, nunca para pessoas físicas. Pode não ser um empréstimo recomendado para quem quer pagar dívidas, visto que há poucos interessados em investir.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *