Serasa e SPC – Entenda a diferença entre as siglas e como cada uma trabalha.

Serasa e SPC – Entenda a diferença entre as siglas e como cada uma trabalha.
Gostou então Vote!

Serasa e SPC - Entenda a diferença entre as siglas e como cada uma trabalha.
Você entende qual a diferença entre as siglas Serasa e SPC / SCPC? A grande maioria das pessoas acreditam que as três siglas referem-se a uma única instituição, porém são pertencentes a grupos empresariais destintos. O que todas têm em comum são as atividades prestadas, como monitoramento de crédito e dados de indivíduos negativados do país.

É normal que pensem assim. Até poucos anos atrás, todas as FCDLs e CDLs brasileiras centralizavam-se no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O SCPC (Serviço Central de Proeção aO Crédito) surgiu com a separação do banco de dados – em alguns casos, o indivíduo pode estar negativado em uma instituição e limpo em outra.

Além do SPC e o SCPC, a Serasa Experian também registra dados pessoais (nome, CPF, endereço e etc) de pessoas que possuem dívidas atrasadas e cheques protestados ou roubados, por exemplo. As instituições são diferentes, porém na prática atuam com o mesmo objetivo – oferecer aos lojistas e aos bancos os dados necessários para garantir maior segurança em transações como empréstimos, financiamentos e vendas a prazo.

Como funciona a Serasa e SPC?

Se por algum motivo o seu cliente não realizar o pagamento da dívida, você pode contatar o Serasa ou o SPC Brasil e enviar tal informação. Com isso, o nome do indivíduo aparecerá na lista de inadimplentes e qualquer empresa que contratar os serviços do SPC ou Serasa terá acesso. Se o cliente não regularizar a dívida, ficará com o “nome sujo” por um prazo de cinco anos, contados a partir da data de negativação – após esse tempo os lojistas e bancos são obrigados a retirar a informação do nome.

A principal diferença entre as instituições é que: o SPC recebe a grande maioria das informações sobre compradores que estão devendo na praça e o Serasa tem mais acesso para consultas de dívidas em instituições bancárias. As informações costumam ser compartilhadas pelas empresas, ou seja, quando o indivíduo está negativado em uma também estará na outra.

Abaixo veja um breve histórico sobre cada umas das empresas citadas acima:

SPC – Encontrado principalmente na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da cidade o SPC Brasil vende aos lojistas as informações sobre as pessoas físicas e jurídicas que não cumpriram com o sua obrigação e estão negativadas.

SCPC – É administrado pelo Boa Vista Serviços, sua sigla significa Serviço Central de Proteção ao Crédito.

Serasa – É uma parceria feita em 1968 entre a FEBRABAN (Federação Brasileira das Associações de Bancos) e a ASSOBESP (Associação de Bancos do Estado de São Paulo), hoje pertence à empresa irlandesa Experian.  Quando o indivíduo não realiza o pagamento da dívida, a empresa é comunicada e a pessoa recebe em sua residência uma carta informando-a sobre a negativação, após isso o indivíduo terá um prazo de 10 dias para regularizar sua situação.

A Serasa e SPC devem fornecer gratuitamente aos cidadãos as informações de crédito que possuem, já que se submetem às normas do Código de Defesa do Consumidor.

Como saber qual base de dados consultar?

Como dito acima, possivelmente algumas informações que constem na base de dados do SPC podem não constar no banco de dados do Serasa, por exemplo, porém são pouquíssimos casos que este fato ocorre, uma vez que ambas as instituições promovem um enorme transferência de informações. Outra coisa que pode ocorrer entre as instituições é a divergência nas datas de inscrição da negativação, porém isso pode (e deve) ser corrigido, visto que uma mesma dívida não pode ter sido contraído em datas diferentes. A data de inscrição deve corresponder à data de vencimento do pagamento.

Geralmente uma cidade ou região possui uma dessas instituições como principal banco de dados, se você é empresário e deseja consultar sobre indivíduos que estão negativado, uma dica importante é: converse com outros lojistas, CDL local e com a Associação Comercial, para identificar qual é o melhor órgão de proteção ao crédito. Dependendo do valor da venda da informação é recomendado consultar todos.



57 comments

  1. eu me chamo rafael e gostaria de saber como eu faço para saber uma consulta aqui em manaus e limpar meu nome ..gostaria de fazer isso ate julho queria isso urgente se puder me ajudar

  2. Bom dia:estou c/ pendencia na seguinte instituição:Marroquim Comercio,só que faliu,como faço p/ pagar?vou ficar c/ meu nome sujo p/ sempre?Grata,fico no aguardo.

  3. Eu me Hamos oseias gostaria de sabe como limpar meu nome pois comprei um certo valor na ibi valor roupa fiz uma fatura no cartão de 8000mas devido atrazo me cobrou um abersudo foi unicacoisa que comprei o outro da mesma loja foi um empestimo de 150rs no cartão ibicred que via intenet pedi para pegar meuend sitio praia cidade matiascardoso que passando ficou de me passar a fatura aqui na cidade não tem loja csa nem ibi no inicio recebi mas depois não recebi mas o que devo pois meu nome tente negociar em vario banco tambem no banco nodeste não sei o que fazer meu nome esta sujo desde2008 o que fazer por favor me orienta obrigado

  4. gostaria de saber o por que vcs anunciam pesquisa de graça se quando a gente tenta consultar o CPF nao apareca resultado a não ser PREÇOS para PAGAR sua consulta GRÁTIS OBRIGADO

  5. ESTOU COMO UMA DIVIDA NA VIVO DESDE 2008, E QUERO PAGAR, MAIS NÃO CONSIGO NENHUMA INFORMAÇÃO NA CENTRAL DA VIVO,QUERO SABER A MINHA SITUAÇÃO NO SERASA E SPC

    RAIMUNDO.

  6. Quero saber se tenho meu nome no SPC ou SERASA?? E como posso pagar as minhas dívidas!! Aguardo a resposta e quais as lojas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *