Seguros Pessoais, de Vida e Responsabilidade

No Brasil os “seguros” ainda não são levados a sério como em outras partes do mundo como nos Estados Unidos, Europa e Austrália, talvez devido ao custo total que o brasileiro considera alto demais relacionado ao “retorno” que só acontece se o sinistro for ativado.

Os seguros são importantes por diversos fatores – primeiro, porque proteje o cidadão ou empresa de intempéries financeiras – segundo, porque considerando o custo x benefício, o melhor mesmo é ser precavido e fazer um seguro do que arcar com dezenas de reais com prejuízos.

Os seguros mais comuns no Brasil, é o “Seguro de automóvel” ou “Seguros de carro”, isso porque muitos acreditam que o automóvel precisa ser protegido por acreditarem ser um investimento.

Categorias dos Seguros

Seguros de Pessoas – Nos seguros pessoais podemos incluir, o seguro vida, seguro acidentes pessoais e seguro saúde; Seguros de Bens – Nesse incluem o seguro contra incêndio, vidros, cascos, transportes, automóvel, roubo, lucros cessante e, Seguros de Responsabilidade – Essa modalidade responde por crédito, fidelidade e responsabilidade civil.

No terrtório brasileiro quem faz as regulamentações, organiza, fixar diretrizes e normas das políticas de seguros privados é a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. A SUSEP é a entidade responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, de previdência privada aberta, capitalização e resseguro. A SUSEP está vinculada diretamente ao Ministério da Fazenda.

A contratação de um seguro não importando o tipo escolhido, é necessariamente a presença de um intermediador para que o negócio seja concluído, sem o Corretor de Seguros é praticamente impossível obter seguros, salvo alguns modelos de seguros que não exigem análises, como o seguros de garantia extendida. O Corretor de Seguros deve estar devidamente habilitado, para saber basta solicitar o número da SUSEP e consultar a entidade emissora. O Corretor de Seguros é o responsável legal e representante do cliente frente a Seguradora.

Os seguros são muito diversificados e específicos podendo ser contratados tanto por pessoas físicas (Cidadão) quanto por pessoas jurídicas (Empresas), mas esta não é uma regra estrita.

Tipos de Seguros

Seguro de Automóvel – Solicitado para proteção de perdas, roubos e danos ocorridos aos veículos, as coberturas são inúmeras; Seguro de Vida – É contratado para garantir ao beneficiário ou ao próprio segurado um capital ou renda pré-estabelecida no caso de morte. Existem outras coberturas adicionais que inclusive cobrem invalidez permanente no caso do segurado sobreviver com sequelas, por exemplo; Seguro Saúde – Destinado para garantir a devolução de despesas médico-hospitalares por causas como acidentes em geral ou doenças, esse seguro beneficia o segurado titular e seus dependentes. Os serviços solicitados são de livre escolha, inclusive os médicos.

Seguros pela Internet

Pela internet também é possível acessar Seguradoras e prestadores de serviços relacionados com Seguros, em muitos sites já são disponibilizados ferramentas próprias para cadastro, cálculo e contratação dos “Seguros pela Internet”. No Brasil, alguns sites comparadores estão começando a surgir, basta uma peguena busca no Google ou no Bing para encontrar.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *