O que é SPC e Serasa?

O que é o SPC?

A sigla SPCSCPC ou SPC Brasil, empresas com nomes praticamente idênticos, porém pertencentes a grupos empresariais destintos. Existem muitas empresas que prestam esse serviço de análises de crédito, na sua maioria foram criadas especificamente para oferecerem ferramentas para score e muitos outros serviços de analises para obtenção de lucro. Por exemplo, o SCPC, empresa independente que não está ligada a nenhum segmento específico.

SPC, significa simplesmente “Serviço de Proteção ao Crédito“, um banco de dados privado de informações de crédito de todo o Brasil, de caráter público, em acordo com as definições do Código de Defesa do Consumidor, o SPC é organizado pelas associações comerciais dos estados e câmaras de dirigentes lojistas, que fazem a troca de informações entre si, colhidas em todo o território nacional por meio de uma entidade chamada de RENIC, Rede Nacional de Informações Comerciais www.renic.com.br.

O SPC é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e o maior banco de dados da América Latina sobre pessoas físicas e jurídicas. Seu objetivo é auxiliar a tomada de decisão na concessão de crédito por parte de empresas em todo o País.

Os serviços e soluções oferecidos pelo SPC auxiliam empresas a proteger-se de prejuízos, maximizar seus lucros e promover ações de vendas e cobrança.

Assim como as SERASAs, os SPCs devem fornecer gratuitamente aos cidadãos as informações de crédito que possuem, já que se submetem às normas do Código de Defesa do Consumidor.



One comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *