Dicas sobre empréstimo online para empresas


A modalidade mais conhecida de empréstimo online para empresas se trata do peer to peer lending, também conhecido por empréstimo coletivo. Se trata de uma plataforma online onde os empreendedores postam as suas propostas com a quantidade de crédito necessário. Assim, pessoas das quais têm o interesse de investir o seu dinheiro, podem escolher em quem aplicar.

Se trata de um empréstimo coletivo pelo fato de que mais de uma pessoa pode investir em um mesmo projeto. Dessa maneira, a proposta estará disponível por determinado tempo até que o crédito seja alcançado, caso contrário, não haverá empréstimo. O peer to peer é uma modalidade de empréstimo que tem se tornado muito popular, pela sua praticidade.

O P2P acontece completamente online, por mais que tenha uma análise de crédito criteriosa, é bem mais rápida e eficiente. É uma vantagem para aqueles que querem pagar juros menores e não passar pelas burocracias dos bancos tracionais. Por isso, confira aqui as melhores dicas sobre os empréstimos online para empresas.

Dicas sobre empréstimo online para empresas

Onde posso fazer o meu empréstimo?

Como o empréstimo é feito online, é necessário que você, como empreendedor, fique atento ao local em que irá pedir o seu empréstimo. Dessa maneira, procure por indicações de confiança. Caso não conheça ninguém que tenha utilizado, é fácil fazer uma rápida busca em mecanismos de pesquisa, como o Google.

Os empréstimos coletivos geralmente são voltados para os pequenos empresários, de maneira que os créditos sejam aprovados mais facilmente. No Brasil ainda não existem muitas plataformas peer to peer disponíveis, mas uma pesquisa detalhada é possível encontrar as mais confiáveis.

Encontrar plataformas com taxa de inadimplência baixas pode te ajudar de maneira que haja investimento no seu projeto mais rapidamente. Isso porque os investidores preferem investir em locais em que há mais certeza do retorno do dinheiro. Então fique atento a essa questão antes de decidir onde pedir o seu empréstimo.

Como saber se uma plataforma é confiável?

A pesquisa inicial sobre a plataforma que você irá solicitar o crédito empresarial é essencial. Por mais que caso ele não aconteça você não saia no prejuízo, pode atrasar, e muito, o andamento do seu negócio. Além disso, fraudes e outros golpes podem deixar uma mancha ruim no nome da sua marca. Por isso, é preciso ficar atento.

O primeiro a se buscar é a opinião de outros que utilizaram da plataforma peer to peer antes de você. Um bom lugar para buscar essas opiniões é nas redes sociais, como a página no Facebook, principalmente porque a maioria possui local específico para avaliações. Se alguém ficou insatisfeito com o serviço, procure identificar o motivo.

Geralmente o tempo que a empresa está no mercado é irrelevante. No entanto, em plataformas de empréstimo online é bom ficar atento, quanto mais experiência, melhor para o seu negócio. O motivo disso se trata do fato de que os investidores buscam por investimentos sólidos, e grandes empresas costumam garantir isso.

Dicas sobre empréstimo online para empresas

Em qual momento posso fazer um empréstimo online?

O empréstimo coletivo, é essencialmente voltado para empresas. Dessa maneira, se você for pessoa física, não irá conseguir a liberação do crédito que você precisa. Mas antes de pedir um empréstimo, é importante que você avalie as condições do seu negócio e para qual motivo precisa do dinheiro.

Como se trata de um dinheiro investido por outras pessoas, das quais correm o risco de ter perda de capital em casos de inadimplência, o tipo de projeto pode adiantar muito o processo. Projetos para ampliação ou compras de materiais, entre outros, costumam conseguir crédito mais rápido. No entanto, projetos criados para quitação de dívidas, podem deixar os investidores um pouco receosos.

Caso acha que realmente valha a pena pedir um crédito para o seu negócio, é preciso fazer outro tipo de avaliação. Geralmente as plataformas de peer to peer lending possuem uma análise de crédito bastante criteriosa, por isso, é necessário possuir um comportamento financeiro adequado. O nome da marca não pode haver dívidas atrasadas e não costumar pagar prestações fora do prazo.

Como funciona a solicitação do crédito para as empresas?

O empréstimo online possui uma burocracia muito mais simples, rápida e eficiente do que seria com bancos ou instituições financeiras. A principal preocupação da plataforma na hora da solicitação é saber se é alguma fraude para conseguir dinheiro ou se o pagamento das parcelas irá acontecer sem inadimplência.

O primeiro passo é separar os documentos que identificam a sua empresa e, em seguida, disponibilizar informações sobre o financeiro. É possível que seja pedido algo sobre o desenvolvimento e como está o retorno no mercado. A maioria das plataformas P2P não pedem garantia, no entanto, há aquelas que podem solicitar, então fique atento.

A análise de crédito pode demorar alguns dias úteis e a resposta, assim como nos bancos, pode ser positiva ou negativa. No entanto, caso for pela falta de dados suficientes, é possível negociar para que ainda assim o seu crédito seja aprovado.

Uma vez aprovado, o seu projeto estará disponível na plataforma para quem quiser investir nele. Caso não consiga o crédito necessário, o projeto será cancelado e o dinheiro devolvido para os investidores.

Outras dicas sobre empréstimo online

  • Procure saber como são as taxas de juros;
  • Tenha criatividade com o projeto para chamar atenção dos investidores;
  • Compare entre mais de uma plataforma de empréstimo online;
  • Fique atento aos prazos para que não haja complicações.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *