Limpar o nome no SPC e SERASA – 4 métodos para ter seu nome limpo

Limpar o nome no SPC e SERASA – 4 métodos para ter seu nome limpo
Gostou então Vote!

Limpar o nome no SPC e SERASA - 4 métodos para ter seu nome limpo
Não acredite em toda propaganda ilusória que mencione “como limpar o nome no SPC e Serasa de graça”. Fizemos este post para esclarecer para você que não há fórmulas mágicas para apagar os registros de devedor e limpar o nome no cadastro de restrição desses órgãos de crédito.

A verdade é que, existem métodos para você limpar o nome no SPC e Serasa. Continue lendo e confira. Conheça-os e escape de propagandas enganosas que afirmam limpar o nome do SPC e Serasa em poucos dias e sem que você desembolse um real.

  1. Pagar o valor total da dívida à vista

Antes o seu CPF ser registrado na lista de devedores do SPC ou Serasa, você ainda terá um prazo de 10 dias para realizar o pagamento da dívida. Se o pagamento for realizado dentro desse prazo, seu nome não poderá ser incluído na lista de inadimplentes.

Mesmo que o pagamento não seja feito no prazo previsto e seu nome já esteja incluso na lista de devedores do SPC ou Serasa, ainda será possível pagar o valor total da dívida. Após realizar o pagamento total da dívida, seu nome deverá ser excluído imediatamente dos registros de inadimplentes do SPC e Serasa, em um prazo legal de até 5 dias.

Caso a empresa não exclua seu nome no prazo de 5 dias, conforme decisões do STJ, você poderá entrar com uma ação judicial por danos morais. Para entrar com uma ação por danos morais, ressaltamos, que não poderá constar outros registros de inadimplência no CPF – conforme a Súmula 385 STJ.

  1. Negociar a dívida e pagar em parcelas

Diversas empresas concordam com a proposta de renegociação da dívida, visto que também é importante para ela que você faça o pagamento da dívida. Afinal de contas, o não pagamento de seus produtos ou serviços, significa prejuízo na economia da empresa. Para renegociar, entre em contato com o setor financeiro da empresa e pergunte sobre as possibilidades e condições.

Com a renegociação da dívida, você estará concordando com novas condições e métodos de pagamento. Ou seja, você ainda estará devendo a empresa, mas por conta da sua “nova dívida”. Assim que você fizer o pagamento da primeira parcela da renegociação, seu nome será excluído dos registros de inadimplentes, em um prazo de até 5 dias.

  1. Dívida prescreve (caduca) após o prazo de 5 anos

Brasileiros que buscam obter informações sobre seus direitos como consumidores, sabem que de acordo com a lei, no artigo 206, § 5º do Novo Código Civil e também no artigo 43, § 1º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando um nome é registrado no cadastro de devedores de empresas como SPC e SERASA, ele deverá ser limpo automaticamente após cinco anos. Ou seja, mesmo que você não quite a dívida, o seu CPF volta ao normal depois deste prazo.

  1. Ação judicial: Dívidas quitadas ou que não foram feitas pelo consumidor

Lamentavelmente, isso ocorre frequentemente no país. Muitos consumidores já ficaram com o nome sujo por dívidas já quitadas ou por um serviço ou produto que jamais foram solicitados. Por conta disso, muitos brasileiros vão atrás dos seus direitos nos fóruns do Brasil.

Nesta ocasião em particular, o consumidor deve juntar os comprovantes de pagamento, e apresenta-los na empresa responsável. A maioria das empresas, afim de evitar um processo judicial no qual sairiam perdedoras, não medem esforços para corrigirem o erro e excluírem o seu nome do registro de inadimplentes o mais rápido possível.

Casos em que você pode apelar judicialmente:

  • Se a empresa cobrar por um serviço ou produto que você não solicitou. Você pode entrar em contato com a empresa e informar o mal entendido. Porém, se nada for resolvido, você deve entrar com uma ação judicial.
  • Se você quitou uma dívida, mas mesmo assim não limparam o seu nome. Outra vez, é preciso que você entre em contato com a empresa e esclarecer a sua situação. Porém, caso não mudem seu status, entre com uma ação judicial.
  • Se uma empresa desconhecida ou os atendentes solicitarem pagamento para limpar o nome no SPC e Serasa, não caia, pois isto trata-se de um golpe. Aconselhamos que você vá a uma delegacia de policia e faça um boletim de ocorrência.

Independente da situação, você tem o direito de ter o seu nome excluído do cadastro de inadimplentes e, além disso, receber pagamento de danos morais por todos os prejuízos e stress que você passou por causa disso. Para isso, é preciso que você vá a justiça acompanhado de um advogado para limpar o nome no SPC e Serasa e que a empresa seja sentenciada a pagar danos morais pelo erro.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *