Cadastro no SPC e Serasa – Tire Seu Nome do Cadastro de Inadimplentes

Cadastro no SPC e Serasa – Tire Seu Nome do Cadastro de Inadimplentes
Gostou então Vote!

Cadastro no SPC e Serasa - Tire Seu Nome do Cadastro de Inadimplentes
Está com cadastro no SPC e Serasa? Entenda o porque. O SPC e Serasa são empresas prestadoras de serviços de informações de crédito ou outros serviços para o comércio em geral, sua função é armazenar dados negativos informados pelos diversos órgãos, instituições financeiras, estabelecimentos comerciais, prestadores e serviços e outros diversos segmentos da economia.

No banco de dados do SPC e Serasa estão registradas as informações de dívidas vencidas, ainda que o cidadão não tenha sido protestado ou sofrido cobrança judicial.

Os serviços do SPC e Serasa também incluem a exclusão de nomes da lista, uma vez que o devedor faz a quitação de uma dívida ou negociação, os credores devem entrar em contato com os “órgãos de proteção ao crédito” informando para retirem seu nome do cadastro de inadimplentes.

Se isso não for feito dentro do prazo de cinco dias úteis, o consumidor deve procurar imediatamente um PROCON, Órgão de Proteção ao Consumidor ou um Advogado especialista nesta área.

A dica para quem resolve pagar dívidas antigas e assim evitar problemas futuros, é sempre que efetuar uma quitação de dívida ou acordo com o credor, exija imediatamente a retirada do nome do SPC e Serasa ou outros órgãos.

Em casos como o de cancelamento do protesto de título, para assegurar que seu nome seja retirado do cadastro de devedores, faça cópia autenticada da certidão negativa do respectivo Cartório de Protesto e protocole pedido junto ao SPC e Serasa (serviços de proteção ao crédito), solicite o cancelamento imediato da anotação. Da mesma forma como no parágrafo anterior se algo não sair como o esperado, procure um órgão de defesa do consumidor ou um advogado de sua confiança.

A retirada da anotação de débito pode ser solicitada de duas formas, quando estiver negativado e quitar a dívida integralmente ou quando renegociar a dívida com o credor, em acordos com parcelas, assim que a primeira parcela for paga, o credor deve retirar seu nome do cadastro no SPC e Serasa ou CCF, pois o cidadão passa à condição de pagador pontual. Então se você efetuar algum acordo para composição de dívida, exija que seu nome seja limpo nos cadastros.

Após concretizar o acordo com o termo de composição amigável ou um novo contrato, espere por até dez dias e, verifique se o seu nome está livre de anotação negativa. Se o cadastro no SPC e Serasa ainda constar nos registros, procure um órgão de defesa do consumidor ou advogado e faça valer o seu direito. Para realizar uma consulta SPC e Serasa e verificar se o seu nome consta nos registros, clique aqui.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *