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Cartão de Crédito CrediCard, Visa, AmEx e Diners

Cartão VisaCartão MastercadCartão Diners ClubO que é cartão de crédito? Cartão de Crédito é um serviço que faz a intermediação de débito ou crédito permitindo aos consumidores adquirirem bens e serviços em estabelecimentos comerciais que são previamente credenciados pela administradora, para utilizar um cartão de crédito é necessário a comprovação de sua condição financeira (renda mensal), em alguns casos operadoras, lojas e financeiras de crédito o disponibiliza sem burocracia.

No ato da aquisição de algum produto ou bem é preciso apresentar o cartão ao estabelecimento comercial para efetuar a transação financeira. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco, financeira, lojas, clubes esportivos etc.

Como fazer uma boa escolha do cartão de crédito?

O mais importate e a primeira atitude que você deve tomar quando escolher o cartão é verificar se o mesmo está de acordo com as suas necessidades. Não escolha um cartão muito inferior, mas também não vai escolher um que é mais do que você precisa.

A escolha envolve muitas considerações e regras gerais que devemos levar em conta:

1 – Validade do contrato: renovação anual automática;
2 – Encargos e juros: para financiamento ou crédito rotativo, os encargos variam de acordo com o mercado e até com o tipo de cartão. Em qualquer um, o juro de mora é de 1,0% ao mês pró-rata;
3 – Multa por atraso de pagamento: não pode ser maior que 2,0%;
4 – Limite de crédito: varia de 60% a 80% da renda mínima do cliente nos cartões da Credicard (Diners, MasterCard, Redeshop e Visa); a American Express não informou;
5 – Idade mínima para aquisição: Credicard (todos os cartões), 18 anos; cartões AmEx, 21 anos;
6 – Documentos exigidos: Credicard – comprovantes de residência e de renda; AmEx – basta preencher a proposta de adesão;
7 – Pagamento mínimo: compras nacionais: pagamento de 15% no crédito rotativo ou parcelamento em até 12/24 vezes, dependendo do estabelecimento e do cartão;
8 – Compras internacionais: o total que vem na fatura não pode ser parcelado; tem de ser pago de uma vez;
9 – Saques em dinheiro: você pode fazer retiradas em bancos, mas há limites;
10 – Reposição do cartão: ( normalmente no Brasil, 15 dias depois da comunicação de perda ou roubo; no exterior, 72 horas depois – dependendo da localidade;
11 – Contrato: Verifique se existe cláusulas abusivas no contrato e faça uma pesquisa de satisfação de outros usuários em sites especializados ou PROCON’s;
12 – Parcelamento fatura: muitos cartões liberam o parcelamento da fatura em até 48 meses com acréscimo de juros;
13 – Pagamento de contas: a maioria dos cartões de crédito aceitam o pagameto de contas de consumo como: água, luz, gás, telefone e celular, faturas e boletos, alguns precisam pré cadastrar outros cobram uma tarifa pelo serviço.

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